O que são Famílias Olfativas?
É o conjunto de notas olfativas que classificam as fragrâncias de acordo com suas principais características que são provenientes composição de suas matérias prima. A maioria dos perfumes possuem mais de uma nota olfativa (ex: Floral, Amadeirado, Fresco), mas a classificação se dá pelas notas predominantes da sua formulação.
Notas Olfativas
Notas olfativas são os “ingredientes” dos perfumes. É a matéria prima extraída da natureza e transformada em óleos essenciais para compor a formulação da fragrância.
Já reparou que o cheiro do perfume muda na nossa pele conforme o tempo vai passando? Isso se dá porque a fragrância é formada por três tipos de notas diferentes que sentimos em etapas.
Elas são caracterizadas e divididas em notas de saída, notas de coração e notas de fundo.
Pirâmide Olfativa
Notas de Cabeça, de Saída ou de Topo
É a primeira impressão do perfume, o cheiro que você sente no momento da aplicação. São mais voláteis e duram poucos minutos na pele. São compostas por notas mais leves como as cítricas, frescas, herbais e marinhas.
Exemplos
- Limão
- Tangerina
- Laranja
- Alecrim
- Erva Doce
- Menta
Notas de Coração, de Corpo ou de Meio
É a personalidade do perfume. São notas mais encorpadas, evaporadas lentamente e começam a ser exaladas quando a pele passa a absorver a fragrância. Geralmente são compostas por notas florais e de frutas não cítricas.
Exemplos
- Anis
- Jasmim
- Rosa
- Framboesa
Notas de Fundo ou de Base
São as notas que definem a identidade do perfume. São mais densas e responsáveis pela fixação da fragrância. É o cheiro que você ainda sente na pele horas após a aplicação.
Exemplos
- Âmbar
- Almíscar
- Café
- Caramelo
- Baunilha
- Canela
- Gengibre
- Pinho
- Cedro
- Musgo
Roda das Fragrâncias
As fragrâncias nos afetam em um nível profundamente emocional. Todos nós temos aromas que nos lembram algo marcante em nossas vidas.
Tais experiências invariavelmente influenciam nossos gostos quanto ao perfume que mais apreciamos e, ainda assim, às vezes, é muito difícil se aproximar do balcão de perfumarias e dar sentido as tantas opções disponíveis. Ainda que nosso olfato tenha capacidade de captar todos os aromas, o arranjo parece quase ilógico.
Não seria, então, melhor agrupar as fragrâncias em relação a como elas cheiram? Esta premissa simples mas reveladora é a base para o abrangente sistema de classificação de Michael Edwards.
Este espectro organiza as fragrâncias pelos seus acordes dominantes que lhes dão seus respectivos caráteres especiais. É uma maneira muito mais lógica para entender as fragrância e o seu valor inestimável a fim de compreender as preferências pessoais de um indivíduo.
As famílias olfativas em que a roda se baseia possui a chave para as preferências de cada um por determinado perfume pois cada família tem um cheiro característico, cuja personalidade se reflete em suas fragrâncias.
Da mesma forma que os enólogos classificam seus vinhos pela variedade da uva, classificar as fragrâncias pelos seus principais acordes abre um novo caminho para a compreensão da linguagem dos perfumes
4 grupos de fragrâncias
Conforme visto na imagem acima, a Roda das Fragrâncias é composta por quatro principais grupos de fragrâncias, que são:
- Notas Florias
Floral e Floral Suave - Notas Orientais
Oriental Floral, Oriental Suave, Oriental e Oriental Amadeirado. - Notas Amadeiradas
Amadeirado, Musgo de Carvalho e Madeira Seca. - Notas Refrescantes
Frutal, Verde, Aquático, Cítrico e Aromático.
Notas Florais
As notas Florais continuam a constituir a família de fragrâncias mais popular.
Seu vasto repertório vai desde concertos com o tema de uma única nota floral a poderosas sinfonias de inebriantes bouquets mistos.
A tecnologia Headspace* deu aos perfumistas uma avalanche de novas e excitantes notas Florais, permitindo-lhes identificar e clonar o perfume de flores a partir das quais nenhum óleo pode ser extraído por métodos tradicionais.
A cada ano são encontradas novas notas incomuns, revitalizando o tema floral tradicional.
Notas Amadeiradas
Ultimamente, os perfumistas redescobriram as notas Amadeiradas em grande estilo, por isso faz sentido distingui-las dos Chyprés. A propósito, embora Chypré não esteja descrito como uma família olfativa e sim como um gênero olfativo, alguns perfumes se classificam neste grupo.
Leia mais sobre o gênero Chypré e sua composição em sua respectiva sessão aqui em nossa loja.
Os perfumes amadeirados clássicos são dominados por harmonias de cedro, patchouli, pinho, sândalo e vetiver, mas uma nova paleta de notas de madeiras exóticas – muitas vezes clonadas a partir da tecnologia Headspace* – tem estimulado uma maior criatividade nesta categoria de fragrância então negligenciada.
Notas Orientais
As notas Orientais são as rainhas exóticas da perfumaria.
Sensuais, muitas vezes pesadas, misturas de resinas orientais, flores opulentas, baunilha doce e almíscares são introduzidos por notas cítricas refrescantes, verdes ou notas frutadas superiores.
Novas notas Orientais ganharam algum terreno na década de 1990 mas o apelo da nota oriental conservadora e encorpada perdura.
Notas Refrescantes
Esta é uma família de fragrâncias universal, com notas sensuais, aquáticas, cítricas, alavandadas, especiariadas, doces e amadeiradas.
Se podemos classificar o gênero Fougère em um grupo, ele está aqui. Leia mais sobre o gênero Fougère e sua composição aqui em nossa loja.
A maioria das fragrâncias de homens célebres desenvolvidas desde meados dos anos 1960 vieram desta família.
Bastante eclética, é uma combinação vencedora.
* Tecnologia de Headspace é um método de “capturar” o odor de uma substância usando um aparelho parecido com uma redoma de vidro. Isto permitiu perfumistas imitarem as notas de flores, plantas e alimentos ora úteis apenas à extração.
Classificação do Perfumes I9Vip
Cítricas
Os perfumes que fazem parte dessa família são compostos principalmente por notas cítricas, suaves e refrescantes. São perfeitos para o dia a dia e climas quentes. Devido à alta volatilidade das notas dominantes, sua fixação não é tão forte.
Exemplo: notas de limão, mandarina, tangerina, laranja e outros cítricos.
Estilo: esportista, casual, tranquilo, dinâmico, espontâneo, enérgico.
Florais
Essa é a família de perfumes mais famosa e tradicional, e podem apresentar notas doces ou frescas. A maioria dos perfumes femini-nos são desse grupo. Podem aparecer na sua forma pura ou com toque de frutas e especiarias. Dependendo de sua intensidade e combinação, são ideais para o dia a dia, climas quentes e/ou frios.
Exemplo: notas de rosa, jasmim, gardênia, lírio, violeta.
Estilo: romântico, delicado, elegante, clássico, chique, sofisticado.
Amadeirados
Os perfumes dessa família são marcantes e quentes. Quase todas as fragrâncias masculinas possuem essas notas. Geralmente são menos adocicados e podem ser acompanhados de toques orientais, frescos e cítricos. Por apresentarem notas mais densas, sua fixação é forte. Dependendo de sua intensidade podem ser utilizados no dia a dia e em climas frios e quentes.
Exemplo: notas de cedro, âmbar, mogno, pinho, sândalo.
Estilo: moderno, elegante, clássico, sedutor, sofisticado
Orientais
Os perfumes dessa família costumam ser fortes, exóticos e com notas adocicadas. Geralmente são compostos por especiarias e podem acrescentar notas com pimenta, florais e/ou de madeira. Esses perfumes fixam melhor na pele e por isso possuem longa duração. São ideais para se usar a noite e combinam bem com o inverno.
Exemplos: notas de canela, cravo, sândalo, patchouli, musk, âmbar, tabaco e baunilha.
Estilo: sensual, envolvente, misterioso, sofisticado, chique.
Frutais
São perfumes que se destacam pela fragrância de frutas adocicadas, mas que mantém sua leveza e frescor. Dependendo de sua inten-sidade, podem ser usados a qualquer hora do dia e em todas as estações.
Exemplo: notas de framboesa, pêssego, frutas vermelhas, maçã, lichia, melão.
Estilo: espontâneo, casual, alegre, jovem, moderno, romântico.
Frescos
Os perfumes dessa família são refrescantes e leves. Cheiro de campo e banho tomado. Suas notas são bem naturais e lembram folhas verdes e frescor do orvalho. Podem apresentar notas marinhas e cítricas. São perfeitos para o clima quente e podem ser usados a qualquer hora do dia.
Exemplos: notas de chá verde, artemísia, gálbano, alecrim, sálvia, tomilho, lavanda e menta.
Estilo: calmo, equilibrado, casual, descontraído, jovem e esportivo.
Aromáticos ou Fougères
Seus perfumes são geralmente fragrâncias masculinas. Essa família surgiu da mistura de notas de lavanda, cítricas e especiarias orientais. Seu cheiro remete a uma floresta e transmite força e virilidade, se tornando o maior apelo da perfumaria masculina. Ideal para qual-quer hora do dia e em qualquer clima.
Exemplos: notas de patchouli, sálvia, alecrim, tomilho, lavanda e musgo de carvalho.
Estilo: determinado, forte, enérgico, ousado e esportivo.
Gourmands
Sabe aquele perfume que quando você sente dá vontade de comer? As fragrâncias dessa família lembram doces e sobremesas sofisticadas, como marshmallow, praliné, mousses, sorvetes e creme brulée. Eles vão bem em climas amenos e a qualquer hora do dia. A dica é não abusar na dose para não ficar enjoativo.
Exemplos: notas frutais, de chocolate, café, caramelo, baunilha, açúcar, mel, e amêndoas.
Estilo: moderno, chique, divertido, alegre, sofisticado, descolado.
Chipres
Os perfumes dessa família são menos comuns e geralmente femininos. É uma combinação específica de bergamota, musgo do carvalho e patchouli, mas sua mistura é enriquecida com notas florais e frutadas. São perfumes marcantes, inconfundíveis, exuberantes e únicos. Ideal para se utilizar a noite e não exagerar na dose.
Exemplos: notas de bergamota, patchouli e musgo do carvalho.
Estilo: sofisticado, chique, irreverente, sedutor.
Aquáticos
São perfumes refrescantes que nos remetem à água. Sua mistura de notas frescas resultam em fragrâncias que lembram o mar, fontes e cachoeiras. Essa família é muito associada com perfumes masculinos, mas existem fragrâncias femininas com combinações florais e frutais. Podem apresentar notas sintéticas e são perfeitos para o dia a dia de verão.
Exemplos: calone, pepino, algas, notas marinhas, bambu, melancia, babosa.
Estilo: livre, esportivo, casual, tranquilo, espontâneo.