08 Follow Up

« 01 | 02 | 03 | 04 | 0506 | 07 | 08 | 09 | 10 »


O termo follow up vem do inglês e significa "acompanhar". No MMN você deve fazer o acompanhamento do seu contato até o momento ideal para o fechamento do cadastro.

Muitos convidados não fecham o cadastro ao final da reunião. Alguns precisam discutir as questões com outras pessoas, principalmente aqueles que são casados. Outros não têm o dinheiro necessário para aderir ao seu negócio naquela hora. Há também aqueles que precisam de tempo para pensar, para absorver as ideias e os conceitos do Marketing Multinível e, aí sim, fazer o cadastro.

Cada um possui um tempo diferente de maturação. É importante, portanto, ter em mente que um "não momentâneo" não é um "não definitivo".

É neste momento que entra o acompanhamento. A estratégia é pedir para o seu convidado a permissão para continuar enviando informações e mensagens ou fazer novas ligações. Caso não tenha essa autorização, não insista - você corre o risco de ser inconveniente e prejudicar esse contato definitivamente.

Pergunte, é simples. Por exemplo:

"Quando você terá uma posição com relação ao negócio? Posso ligar para marcarmos um novo encontro?"

"Posso manter você informado a respeito do negócio mandando e-mails ou colocando você em nosso grupo de discussão?"

"O que você acha de marcarmos com sua esposa (ou seu marido) para tirarmos as dúvidas com relação ao negócio?"

Essas perguntas lhe darão abertura para ligar novamente e continuar a conversa sem ser inoportuno. Novamente, use sua sensibilidade - se a pessoa não quiser mais informações respeite sua escolha.

O ponto mais relevante do follow up é que ele separa aqueles que não conseguem falar não na hora, daqueles que realmente estão interessados, mas querem um tempo maior para se decidir.

Pode ser que seu convidado diga, por exemplo, que precisa consultar a esposa antes de fechar o negócio, como uma mera desculpa, apenas por se sentir constrangido de falar a verdade. Mas pode ser que ele esteja interessado em entrar no negócio e precise, de fato, conversar com a esposa antes de dar a palavra final.

Quando você entrar em contato novamente, dentro do prazo combinado, certamente terá sua resposta. Caso ele confirme a entrada no negócio, ótimo. Caso ainda tenha dúvidas, mostre-se disposto a orientá-lo. Mas caso você receba um não, siga na busca por outros interessados e não gaste mais tempo com esse contato.

Não deixe, no entanto, de pedir permissão para mantê-lo informado sobre o negócio. Você pode enviar e-mails a cada tempo para todos aqueles que já foram prospectados - pode ser que em um momento futuro eles se abram à oportunidade, principalmente ao ver o seu resultado e crescimento.

O follow up o ajudará a usar seu tempo com sabedoria. Afinal, você quer na sua rede pessoas que querem o mesmo que você.

 

Fonte: www.qualificaremultinivel.com.br/


 

Veja Também

Curso Introdução de MMN

Curso Avançado de MMN